Punhobol Escolar em Pernambuco
Com muito prazer damos as boas vindas ao Punhobol escolar em Pernambuco, com prática em aulas de educação física em três escolas de Recife (PE), para aproximadamente 450 jovens jovens do 6º ao 9º ano.
O responsável pela iniciativa é o Prof. André Lima, com vivência em cinco modalidades esportivas esta animado com as possibilidades do Punhobol.
O Punhobol escolar no Brasil esta em franco desenvolvimento existe um calendário de eventos fixos com por exemplo:
Alunos do 7º ano – Colégio Brilho de Jesus
Fotos: André Lima
CBDT - Punhobol Brasil CBDT - Punhobol Brasil CBDT - Punhobol Brasil
“As regras bem definidas ajuda no trato educacional desfrutando não apenas de possibilidades pedagógicas mais sim social e cultural.” - Prof. André Lima
Como tudo começou…
A descoberta da modalidade surgiu após um convite do departamento de educação física da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE para ministrar uma oficina sobre esportes coletivos.
Tentando fugir do tradicional em busca de algo novo para os alunos em graduação da universidade, conheci a modalidade do Punhobol e facilmente tive uma identificação, podendo perceber que essa modalidade tem um grande víeis educacional.
Em seguida iniciei a Implantação da modalidade nas escolas que trabalho por se tratar de um esporte de grande cunho educativo. Tudo que é novo fascina e não foi diferente, a aceitação foi de imediato despertando diversas sensações nos alunos.
Em parceria com os alunos da disciplina de estágio supervisionado III do curso de educação física da UFRPE, houve uma experimentação no Instituto Educação de Pernambuco – IEP em que também teve grande aceitação por parte dos alunos da instituição.
A proposta é expandir esta modalidade na região e poder mostrar o valor educacional que a modalidade possue, da mesma forma que levar este esporte para as comunidades carentes através de projetos sociais posteriormente.
JOSE TEIXEIRA DE LIMA ARAUJO
30 de agosto de 2017 (08:20)
Olá, Bom dia, sou José Teixeira, joguei Punhobol pela equipe da Sociedade Esportiva Friburguense na cidade de Nova Friburgo RJ, onde foi palco de alguns eventos como Taça B5rasil e torneios amistosos. Membros antigos do Punhobol devem lembrar de mim como Sr, Rubens (Rio Branco PR ) Sr. Lottar (Duque de Caxias PR) Quati (Sogipa) entre outros. Atualmente estou morando em Recife e gostaria de um contato com o Professor Andre, quem sabe não contribuo com alguma experiencia vivida no Punhobol e também gostaria de participar de algumas partidinhas pra relembrar. Um grande abraço a todos, e como dizia o grande Jose Carlos Ferreira Barboza da SEF: Coloco todos do lado esquerdo do peito.
CBDT
30 de agosto de 2017 (16:48)
Olá, José Teixeira, tudo bem?
Passei seu contato para o professor André, obrigado por acompanhar e se propor a ajudar o nosso esporte.
Forte Abraço
Quatschi
30 de agosto de 2017 (16:05)
Muito bacana! Parabéns André pela bela iniciativa. Seja muito bem vindo a “família do Punhobol”. Com certeza perceberás que a modalidade possui muitos outros atrativos que transcendem as 4 linhas do campo.