A contagem regressiva começou: de 7 a 17 de agosto de 2025, a cidade chinesa de Chengdu será o centro do esporte internacional. Por uma semana e meia, a 12ª edição dos Jogos Mundiais acontecerá na capital da província de Sichuan. 35 esportes farão parte dos Jogos Mundiais do próximo ano, incluindo as competições de punhobol masculino e feminino.
Os preparativos para o evento já estão a todo vapor. Na primavera, a Federação Internacional de Punhobol, representada pelo Diretor de Esportes Gastão Englert e pelo Chefe de Eventos da IFA, Sönke Spille, visitou a China, entre outras coisas, para inspecionar o local das competições de punhobol no Parque Tianfu. “Os organizadores construirão quatro campos de punhobol aqui especialmente para os Jogos Mundiais”, explica o Diretor de Esportes Englert. “Numerosos funcionários estiveram presentes durante a inspeção no local para cumprir todos os requisitos técnicos para os Jogos Mundiais.” O plano é que os campos sejam concluídos até o final de 2024 e, portanto, prontos para uso na primavera de 2025. “Teremos dois campos principais, incluindo um campo central com arquibancadas ao lado do campo. Isso garante uma atmosfera excelente”, diz Sönke Spille com convicção.
Assim como em Birmingham, dois anos atrás, os atletas ficarão acomodados em uma vila de atletas com mais de 5.000 camas. “Os edifícios são todos completamente novos, e há muitos recantos arborizados. Aqui, todos os atletas podem se preparar perfeitamente para os jogos, recarregar suas energias e entrar em contato com outros atletas de uma enorme variedade de esportes e nações”, afirma Spille.
Após a estréia bem-sucedida em 2022, também haverá uma competição feminina de punhobol em Chengdu, com um número aumentado de oito equipes. Isso significa que um total de 16 equipes de punhobol participarão na China – mais do que nunca na história dos Jogos Mundiais. As competições de punhobol estão agendadas para ocorrer de sábado, 9 de agosto, a quarta-feira, 13 de agosto. Com a Alemanha (feminino), Alemanha, Áustria, Brasil e Suíça (masculino), cinco equipes participantes já foram confirmadas para Chengdu. No dia 7 de agosto, todos os atletas terão a oportunidade de participar da cerimônia de abertura. Spille: “Estamos convencidos de que os Jogos Mundiais de 2025 serão um grande evento que criará grandes memórias para todos os atletas.”